Secretaria de Ação Social
⚖️ Atribuições Principais
1. Formulação e Execução da Política de Assistência Social
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Elaborar, coordenar e executar o Plano Municipal de Assistência Social, em conformidade com o SUAS;
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Implementar ações de proteção social básica e especial, conforme a legislação vigente;
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Garantir o funcionamento da rede socioassistencial no município (CRAS, CREAS, abrigos, entre outros).
2. Gestão de Programas, Projetos e Serviços
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Implantar, executar e monitorar programas sociais federais, estaduais e municipais, como:
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Bolsa Família / Auxílio Brasil;
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Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV);
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PAIF e PAEFI;
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Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
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Promover políticas de inclusão social para idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, população LGBTQIA+, indígenas, entre outros.
3. Coordenação dos Equipamentos da Assistência Social
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Supervisionar e garantir a estrutura e o funcionamento dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e dos CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social);
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Coordenar os serviços de acolhimento institucional e familiar, quando existentes;
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Gerenciar o acesso da população aos serviços socioassistenciais.
4. Articulação Intersetorial
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Integrar ações com outras políticas públicas (educação, saúde, habitação, cultura, trabalho);
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Participar ativamente do planejamento de políticas públicas intersetoriais de enfrentamento à pobreza e vulnerabilidades.
5. Garantia de Direitos e Cidadania
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Promover a inclusão social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade;
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Combater toda forma de discriminação, preconceito, violência doméstica e negligência;
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Desenvolver ações educativas e campanhas de conscientização.
6. Controle Social e Participação Popular
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Apoiar técnica e administrativamente o funcionamento do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e de outros conselhos de direitos vinculados à pasta;
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Garantir a participação popular na elaboração e fiscalização das políticas sociais;
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Organizar e apoiar conferências municipais de assistência social.
7. Monitoramento, Avaliação e Prestação de Contas
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Coletar, sistematizar e analisar dados socioeconômicos e indicadores sociais;
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Avaliar a eficácia e eficiência das ações desenvolvidas;
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Prestar contas aos órgãos de controle interno e externo (TCE, MDS, CACS, entre outros).
Localização
Telefones
assistenciasocialoroco2025.pe@gmail.com
Horário de Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 13h